DICAS DE DOCUMENTÁRIOS

Hoje é dia de ficar parado no bailão ou dia de ficar em casa e entender um pouco mais sobre o movimento funk? Se dividir direito, dá pra fazer um pouquinho de cada. Inclusive, nós aqui do #estudeofunk separamos algumas dicas de documentários que vão te ajudar a entender um pouco mais sobre esse movimento tão importante em que estamos completamente inseridos.

Se você tiver outras dicas, nos mande! Vamos adorar conhecer e, quem sabe, colocar nas próximas indicações.


“Funk Rio”

Dirigido por Sérgio Goldenberg, o documentário mostra o universo da música funk no Rio de Janeiro. Esse é um verdadeiro clássico e foi feito em 1994. Recebeu prêmios de Melhor Vídeo, Edição e Menção Honrosa no 18º Guarnicê de Cine-Vídeo, no Festival de Cinema do Maranhão.

“Por Dentro do Funk 150 BPM”

Enquanto o funk paulista alçava vôos em direção ao pop mainstream, o Rio de Janeiro, berço do funk brasileiro, passava por grandes processos de transformação social e política. Com a participação de Rennan da Penha, Iasmin Turbininha, Mc Rebecca, Kevin o Chris, entre outros, esse documentário conta sobre a origem do ritmo e revela bastidores desse universo.

“Favela On Blast”

O americano Diplo (DJ e parceiro musical de Anitta em diversas faixas como “Sua Cara”, parceria da poderosa com a drag queen Pabllo Vittar) e Leandro HBL produziram esse documentário em 2008, com imagens e relatos que valorizam a relação que o funk tem junto às comunidades carentes do Rio de Janeiro.

Rolar para cima