Nosso último post aqui no Blog foi fazendo indicações de documentários que nos apresentam pontos de vistas de quem está há alguns anos no meio dessa indústria. Seguindo essa linha editorial de indicações, trouxemos hoje três livros que também agregam bastante no conhecimento sobre o funk. Se você ainda não é um leitor, tente começar por esses títulos.
“O Afrofunk e a Ciência do Rebolado”
Nossa diretora artística e professora, Taísa Machado ou Chefona Mermo, mente sagaz por trás do Afrofunk conta ao longo das páginas, os princípios de sua ciência do rebolado, método desenvolvido a partir de técnicas para soltar os quadris, graças a danças da diáspora negra. Org. Marcus Faustini.
“O Mundo Funk Carioca”
Escrito por Hermeto Vianna, esse livro é um verdadeiro produto de pesquisa sobre o universo do funk carioca. No decorrer das páginas deste livro, o autor vai buscar nos bailes funks o caminho para lidar com o modo de vida dos subúrbios e favelas do Rio de Janeiro.
“Preso na Gaiola: A Criminalização do Funk Carioca nas Páginas do Jornal do Brasil”
Escrito por Juliana Bragança, este livro tem como objetivo encontrar explicações para a tentativa de criminalização do funk carioca. Os conteúdos reunidos nesta publicação concluem a perseguição levada a cabo pelo poder público contra as manifestações do funk carioca.