A Residência Artística do #estudeofunk abre uma chamada pública uma vez ao ano para inscrições, com o objetivo de selecionar 50 artistas entre MCs, Beatmakers e Dançarines para participarem de uma experiência criativa durante 10 semanas, realizada no Galpão com estúdio musical e audiovisual do projeto no Centro Cultural Fundição Progresso, Lapa - Rio de Janeiro.
O programa da residência tem conteúdos distribuídos em três linhas temáticas:
- Mercado e Carreira: Conhecimentos sobre o mercado musical, que possam potencializar a trajetória de artistas independentes da música. A linha promove aulas sobre Direitos Autorais, Planejamento de carreira, Lançamentos e promoção musical, Venda de shows, Posicionamento artístico e divulgação em redes sociais, Formalização de empresa, Elaboração de projetos e apresentações de pitching, Gestão financeira.
- Aperfeiçoamento Artístico: Experimentação e prática de técnicas artísticas, com aulas de Canto, Dança e Produção musical, direcionada para artistas de cada área (MCs, dançarines e beatmakers).
- Desenvolvimento Criativo: Série de dinâmicas que incluem aulas de Filosofia e Criação Poética, Fundamentos do Funk, História e Apreciação musical do gênero musical do Funk, Teatro, Criação musical coletiva, Saraus com apresentação de performances individuais e em feats, desenvolvimento de Banco de criação musical com beats e guias de músicas que são criadas durante a residência. Todo o processo de Desenvolvimento Criativo é acompanhado pela curadoria e direção artística do #estudeofunk, visando potencializar processos e selecionar músicas e cenas que irão compor as entregas de lançamentos musicais, shows e gravação de conteúdos como videoclipes e documentários. Nesta linha inclue-se o atendimento psicológico, voltado para questões de bloqueios criativos e outras questões do desenvolvimento artístico dos participantes, buscando assessorar a todos os artistas para o melhor aproveitamento da experiência de criação e performance que o #estudeofunk oferece.